Técnicos de saúde em formação sobre técnicas laboratoriais

30 técnicos de saúde, provenientes de diversas unidades sanitárias da província da Lunda Sul, iniciaram nesta segunda-feira, em Saurimo, uma acção de formação sobre técnicas laboratoriais, malária na gravidez e pesquisa do plasmadio, numa iniciativa da Direcção Provincial da Saúde, em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Luanda /
27 Jul 2020 / 11:51 H.

Durante a acção formativa, os participantes vão, durante dez dias, aprender as técnicas de manuseio de instrumentos e manejo de casos de malária em crianças e grávidas, assim como o teste rápido.

Ao proceder à abertura do evento, o director provincial do gabinete da saúde na Lunda Sul, Viegas de Almeida, afirmou que a malária constitui uma das principais causas de morte na região e no País.

“A formação deve ser bem absorvida para que os técnicos possam corresponder à demanda de casos que chegam aos bancos de urgência das mais variadas unidades sanitárias”, salientou.

Sublinhou que os técnicos de saúde devem promover e apostar no diálogo com os pacientes, aconselhando-os a manter limpa as suas zonas de residência, evitar água estagnada, bem como o uso obrigatório de mosquiteiros, para prevenirem-se da malária.

Esta é a segunda acção formativa levada a cabo na circunscrição e está a ser assegurada por três técnicos de saúde provenientes das províncias do Moxico e da Lunda Norte, bem como do USAID.