Notas de 200 kz entram em circulação

A nota de 200 é a primeira da nova família do Kz “série 2020” a entrar em circulação, a partir desta quinta-feira. O Banco Nacional de Angola (BNA) assegura ter colocado à disposição dos bancos comerciais e delegações regionais quantidades suficientes para que as transacções monetárias passem, doravante, a contar com esta nota.

Luanda /
30 Jul 2020 / 11:44 H.

De acordo com o director do Departamento do Meio Circulante do Banco Nacional de Angola, Sebastião Banganga, as novas notas resistem mais aos rasgos e à sujidade, o que reduz os níveis de desgaste. Também resistem mais à água, característica que coloca ao dispor dos utilizadores notas mais duráveis e com padrões de segurança facilmente identificáveis, eliminando quaisquer possibilidades de falsificação.

Para o responsável do Banco Central, a população poderá ter o acesso às notas junto dos bancos comerciais e mesmo nas Caixas Automáticos, vulgo multicaixas. Todavia, embora tenha sido feita a parametrização para que as notas sejam dispensadas nos multicaixas, tratando-se de valores menores é bem possível que ainda não sejam estes os meios de pagamento utilizados nos próximos dias.


“Já fizemos o trabalho de distribuição pelas delegações regionais e centros de custódia. Ao menos, em todas as capitais de província, a nota de 200 kz da série 2020 está disponível”, garantiu.

Sebastião Banganga apela às populações, quando em posse das notas, a não as reterem, mas sim fazê-las circular, para que o uso no dia-a-dia garanta normalidade, familiaridade e comodidade a todos os agentes económicos.