Mais de 40 países, quase 3 mil mortos e 7 casos suspeitos em Portugal

O novo coronavírus chegou esta quarta-feira a todos os continentes, excepto à Antárctida, depois de ter sido confirmado o primeiro caso no Brasil.

China /
27 Fev 2020 / 11:10 H.

O Covid-19 já está em pleno estado de surto global depois de ter atingido 46 países e todos os continentes - excepto a Antárctida. A nível mundial, o novo coronavírus já infectou mais de 81 mil pessoas e quase 3.000 acabaram por morrer. Das pessoas infectadas, mais de 33 mil recuperaram.

Além de 2.744 mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.

Em Portugal, a Direcção - Geral da Saúde (DGS) registou 25 casos suspeitos de infecção, sete dos quais ainda estavam em estudo na quarta-feira à noite. No primeiro boletim diário sobre a epidemia - método que passará a ser aplicado para veicular a informação -, divulgado na quarta-feira, a DGS indicou que, "de acordo com a informação actual, o risco para a saúde pública em Portugal é considerado moderado a elevado".

O único caso conhecido de um português infectado pelo novo vírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros, Adriano Maranhão, que foi internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki, situada a cerca de 300 quilómetros a sudoeste de Tóquio.