Yuri de Sousa “condenado a indemnizar a autora da obra “Casei com a Família”

Actor Yuri de Sousa foi condenado a pagar mais de 91 milhões de Kwanzas a cantora Helga Fêty pelo plágio da obra "Casei-me com a família"

Luanda /
12 Set 2022 / 13:45 H.

Decorreu recentemente em Luanda, a conferência de imprensa para apresentação da sentença ditada pelo Tribunal da Comarca de Luanda, relacionado ao caso de plágio e violação de direitos autorais, em que Helga Fêty foi vítima do actor.

Segundo a lesada, o projecto de sitcom foi criado há cerca de doze anos onde o Réu, Yuri de Sousa, seria actor e guionista.

Posteriormente, a autora, sofreu um acidente e foi submetida a uma cirurgia que impediu que continuasse a promoção de "Casei com a Família".

Por sua vez, o Réu aproveitando-se do estado de saúde da autora Helga apossou-se da autoria, título, projecto e alterou alguns nomes dos personagens da sitcom, que comportava 13 capítulos e vendeu ao canal DStv.

Apenas diante do tribunal, Yuri Sousa admitiu que a ideia da obra produzida por si, é da autoria de Helga Fêty, pelo que, tentava passar a mensagem de que não havia nada escrito.

Em tribunal foi apresentado o digital da obra escrita pela autora Helga Fêty, ainda em 2010, antes de esta conhecer o réu e o elenco escolhido, e ficou mais do que provado com o também registo da mesma no Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos do Ministério da Cultura feito há 12 anos.

“O réu não só plagiou a ideia da autora, como em momento algum reconhece a autoria desta, o que agora é objecto de reconhecimento por este tribunal, compreendendo tal reconhecimento um direito moral, como se afere do disposto na al. a) artigo 30.º da já citada Lei n.º 15 14”, lê-se no documento.