TV Zimbo reforça liderança como canal preferido dos angolanos

Canal de Talatona foi o preferido de 36% dos telespectadores no segundo semestre de 2019, de acordo com inquérito da MIRA. Ernesto Bartolomeu volta a ser o apresentador favorito dos angolanos.

Luanda /
07 Fev 2020 / 13:37 H.

A TV Zimbo reforçou a liderança no segundo semestre de 2019, face ao primeiro, como canal preferido dos angolanos, indica um estudo de opinião da empresa de estudos de mercado MIRA, o MIRA TV 2019 – 2.º semestre. Segundo o inquérito, o Fala Angola, da estação privada de Talatona, manteve-se como o programa favorito no segundo semestre do ano passado. Mas Ernesto Bastolomeu, que havia perdido a liderança como apresentador preferido no primeiro semestre, voltou, entretanto, ao lugar cimeiro neste ‘campeonato’. O estudo da MIRA, que consistiu em 4.562 entrevistas telefónicas realizadas em Novembro do ano passado junto de cidadãos com 15 e mais anos de idade nas províncias de Luanda, Benguela, Huambo e Huíla, aponta a TV Zimbo como o canal preferido para 36% dos inquiridos, um avanço de cinco pontos percentuais face ao primeiro semestre.

A TPA 1 ganhou um ponto face à vaga do primeiro semestre, sendo o canal preferido para 25% dos respondentes (ver gráficos nesta página). Também os canais Zap Viva e Zap Novelas se mantiveram em linha com os resultados do inquérito anterior. Em relação aos programas, mantêm-se as preferências, com o Fala Angola, de Salu Gonçalves, a ganhar um ponto, para 27%, e A Tarde é Nossa a avançar significativamente nas preferências dos inquiridos. O programa da TV Zimbo foi o preferido do de 24% dos inquiridos, saltando dos anteriores 19% e – mantendo esta dinâmica - aproximando-se a passos largos da liderança.

A ascenção de Ernesto Bartolomeu à primeira posição como apresentador de TV preferido dos angolanos é outra das novidades do estudo da MIRA. No primeiro semestre, o favorito dos inquiridos havia sido o homem do “ou é ou não é”. Mas, agora, Salu Gonçalves cedeu a liderança ao histórico apresentador do Telejornal da TPA 1, Ernesto Bartolomeu. E passou para a segunda posição. Sem surpresa, Igor Benza, que partilha com Zuleika Wilson a apresentação do bem-sucedido A Tarde é Nossa, entrou no Top 3 dos apresentadores preferidos, onde no primeiro semestre figurava, na mesma posição, Stela de Carvalho. Mais diversas são as mudanças no ranking dos cantores preferidos. Matias Damásio segurou o primeiro lugar, mas perdeu popularidade face ao primeiro semestre, sendo agora o favorito de 18% dos respondentes. Ary entra directamente para a segunda posição, com 15% das preferências, destronando Anselmo Ralph, que tomba para quarto lugar no Top 5, de onde sai Gerilson Insrael.