Rádio Mais mantém liderança e ‘Mangomito’ é o favorito dos angolanos

Estação do grupo Media Nova é a preferida dos angolanos, avança inquérito da MIRA. Rádio pode ter um papel importante não apenas para informar, mas para ajudar na transmissão e conhecimento e valores à população.

Luanda /
25 Out 2019 / 12:14 H.

Rádio Mais mantém a liderança de audiências da rádio, revela um inquérito da Market Intelligence Research Analytics (MIRA), que aponta Jorge Gomes, também conhecido como ‘Mangomito’, da mesma estação, como o apresentador preferido dos angolanos.

Segundo Survey MIRA Rádio 2019,baseado em 3.066 entrevistas telefónicas realizadas em Agosto passado junto de indivíduos de ambos os sexos com 15 ou mais anos de idade em Luanda, Benguela, Huambo e Huíla, 87% dos inquiridos são ouvintes regulares.

A maioria (51%) dos que não ouve rádio, avança a pesquisa, cuja amostra é representativa de cerca de nove milhões de angolanos desta faixa etária, assume que o problema é não ter aparelho de rádio, ou ter, mas avariado, mas 42% dizem não ter interesse.

Filipa Oliveira, senior partner da empresa de estudos de mercado, defende que os resultados revelam que “a rádio continua a ter o seu espaço e a estar próxima da população angolana”, ainda que haja menos pessoas a declararem ser ouvintes do que telespectadoras.

O estudo MIRA TV 2019 - Audiências I Semestre, de que o Vanguarda deu conta em Setembro passado, recorde-se, indica que 93% da população assiste regularmente a televisão, colocando a TV Zimbo como líder de audiências.

Para a responsável (ver entrevista nestas páginas), o facto de haver menos gente a declarar ouvir rádio do que a ver TV não é surpreendente, dado o “poder de atracção muito forte” da televisão.

“É um resultado consistente nos vários surveys que realizámos”, declara, admitindo que, ainda assim, em províncias mais rurais possa haver maior penetração de rádio junto das populações.

Também os resultados por província reflectem “como é natural, a presença e a atractividade das estações locais, que emitem conteúdos do interesse da população e têm locutores conhecidos localmente”.

De acordo com o inquérito, a Rádio Maismanteve a liderança nacional face a 2018, mas menos destacada (ver gráficos), seguida peça Rádio Luanda, Rádio 5, Rádio Nacional de Angola e Rádio Ecclesia, que este ano entrou no Top 5 das estações mais ouvidas, de onde saiu a Despertar.

Quanto aos conteúdos preferidos, são “valorizados programas que abordem situações do quotidiano, alertas sobre o transito, mau estado das vias, fundamentalmente problemas que afectem a população e que careçam da intervenção das autoridades ou sociedade civil”, indica.

Apesar de a Rádio Maister a liderança – e o apresentador que os angolanos mais gostam de ouvir, ‘Mangomito’ – o programa favorito, Mbandalho, integra a grelha da MFM.

Saiba mais nesta edição nº 229 do Jornal Mercado, já nas bancas,