
País ganha nova frota de 22 autocarros para ligações interprovinciais
Os 22 autocarros vão transportar diariamente, nesta primeira fase, mais de 700 passageiros por dia.
Pelo menos 22 novos autocarros da operadora nacional Gira Transportes entraram oficialmente em circulação nesta quarta-feira (22) para operar inicialmente nas rotas interprovinciais Luanda/Cuanza-Sul/Benguela, soube o Vanguarda através de uma nota divulgada pelo Ministério dos Transportes (MINTRANS).
De acordo com o documento, na segunda fase, a acontecer no prazo de 60 dias, os autocarros que têm cada 48 lugares vão circular nas rotas Malange/Uíge/Zaire.
Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia oficial de apresentação da companhia, o director de operações, Fernando Vasco, afirmou que os 22 autocarros vão transportar diariamente, nesta primeira fase, mais de 700 passageiros por dia.
Explicou que a Gira Transportes investiu 1,5 milhão USD a fim de dar uma alternativa de transporte para os cidadãos.
Segundo o director dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana do Governo Provincial de Luanda, Amadeu Campos, trata-se de uma iniciativa louvável da Gira Transportes, que vai ajudar na locomoção de vários passageiros.
Este projecto, apontou, vale ainda mais pelo facto de ter disponíveis sete autocarros que farão o aluguer e serviço de fretamento na província de Luanda.
Dados disponíveis indicam que até o momento operam em Angola menos de sete operadoras de transportes interprovinciais, para um universo de aproximadamente de 32 milhões de habitantes.