País ganha nova frota de 22 autocarros para ligações interprovinciais

Os 22 autocarros vão transportar diariamente, nesta primeira fase, mais de 700 passageiros por dia.

Angola /
23 Jun 2022 / 10:21 H.

Pelo menos 22 novos autocarros da operadora nacional Gira Transportes entraram oficialmente em circulação nesta quarta-feira (22) para operar inicialmente nas rotas interprovinciais Luanda/Cuanza-Sul/Benguela, soube o Vanguarda através de uma nota divulgada pelo Ministério dos Transportes (MINTRANS).

De acordo com o documento, na segunda fase, a acontecer no prazo de 60 dias, os autocarros que têm cada 48 lugares vão circular nas rotas Malange/Uíge/Zaire.

Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia oficial de apresentação da companhia, o director de operações, Fernando Vasco, afirmou que os 22 autocarros vão transportar diariamente, nesta primeira fase, mais de 700 passageiros por dia.

Explicou que a Gira Transportes investiu 1,5 milhão USD a fim de dar uma alternativa de transporte para os cidadãos.

Segundo o director dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana do Governo Provincial de Luanda, Amadeu Campos, trata-se de uma iniciativa louvável da Gira Transportes, que vai ajudar na locomoção de vários passageiros.

Este projecto, apontou, vale ainda mais pelo facto de ter disponíveis sete autocarros que farão o aluguer e serviço de fretamento na província de Luanda.

Dados disponíveis indicam que até o momento operam em Angola menos de sete operadoras de transportes interprovinciais, para um universo de aproximadamente de 32 milhões de habitantes.