Governo melhora 28 km de estradas em Maka-Mombolo

Um total de 28,5 quilómetros de estradas estão a ser recuperados no trajecto entre a comuna do Maka-Mombolo e a sede municipal de Balombo, província de Benguela, para melhorar a circulação de pessoas e bens.

25 Jun 2020 / 12:18 H.

As obras, que decorrem no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), estão ainda na sua fase inicial. Actualmente, os trabalhos consistem na substituição dos solos, depois de concluída a limpeza dos primeiros dez quilómetros do troço.

Conforme o responsável da empresa encarregue da terraplanagem, Paulo Jorge, pretende-se, com a troca dos solos, responder a uma orientação da fiscalização e da Administração de Balombo.

A administração local, dona da obra, exige intervenção a esse nível, para garantir maior durabilidade da via agora intervencionada.

O empreiteiro anunciou que, paralelamente, serão terraplanados outros 14 quilómetros de vias terciárias em alguns bairros da sede municipal do Balombo, visando melhorar as condições de circulação dos veículos.

Enquanto isto, o administrador municipal do Balombo, Júlio Santos Kwanzas, explicou que, depois do início das obras, o empreiteiro foi chamado para proceder a uma correcção do tipo de solos que estavam a ser empregues na via com destino à comuna do Maka-Mombolo.

Informou, por outro lado, que a terraplanagem dos 30 quilómetros da via para a comuna do Chindumbo não arrancou, por razões técnicas.

Todavia, disse, a Administração de Balombo tudo está a fazer para dar início à empreitada.

Por sua vez, o regedor municipal do Balombo, Filipe Faustino, prevê que a terraplanagem das vias secundárias vai facilitar o escoamento de produtos agrícolas, a partir das comunas para as sedes municipal e provincial.