Chuvas causam deslizamento de terra na Serra da Leba

A saturação das linhas de água provoca obstáculo ao sistema de drenagem pluvial

Namibe /
09 Fev 2020 / 15:31 H.

O trânsito rodoviário na Serra da Leba, província da Huíla, está a ser feito com dificuldades, face aos contínuos deslizamentos de terras e enormes blocos de perdas.

Os deslizamentos de terras e blocos de pedras são causados pelas constantes chuvas que caem sobre o município da Humpata, onde está situado o pico da Serra da Leba.

As linhas de água que saem da Humpata e escorrem ao monte estão saturadas, tornando o local húmido, o que pode ser fatal para o trânsito automóvel em circulação nas cadeias montanhosas, explicou o geólogo Felisberto Gonçalves, em declarações à imprensa.

A saturação das linhas tem provocado obstáculo ao sistema de drenagem pluvial instalado durante as obras de reabilitação do troço que liga a cidade do Lubango ao Namibe, há mais de 10 anos, esclareceu o geólogo.

Como solução dos efeitos adversos causados pelas chuvas, relativamente à Serra da Leba, o geólogo defende a criação de uma brigada de estrada composta por vários especialistas para agir, especialmente, no período chuvoso.

Temas