ERCA avança para Carteira Profissional aos Jornalistas angolanos

Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERCA) prevê, até ao final do ano, dar início ao processo de atribuição de carteiras profissionais aos jornalistas angolanos.

Luanda /
12 Set 2019 / 10:16 H.

Para o efeito, a ERCA tem prevista a institucionalização da Comissão da Carteira e Ética, a ser eleita a 26 de Outubro de 2019, em Assembleia Geral.

A Comissão da Carteira e Ética terá como competências atribuir, renovar, suspender ou cancelar, nos termos da lei, os títulos de acreditação da Comunicação Social, bem como apreciar e sancionar a violação dos deveres éticos.

A informação foi avançada em Luanda, pelo Presidente da ERCA, Adelino de Almeida, em conferência de imprensa.

Avançou que a Assembleia Geral dos Jornalistas deverá proceder a aprovação do Código de Ética e Deontologia Profissional e eleger a Comissão da Carteira e Ética.

Adelino de Almeida afirmou que a ERCA está a trabalhar na criação das condições materiais para a garantia do funcionamento da referida Comissão.

O evento será precedido por Assembleias Provinciais, que terão início no dia 14 de Setembro, em Benguela, Cabinda, na Huíla e no Huambo.

A Erca criou uma plataforma digital (www.erca.co.ao) para facilitar o processo de inscrição dos jornalistas nas Assembleias Provinciais.