Instituto Politécnico de Ciências Geográficas poderá contar com ponto de acesso livre à Internet

Além do software, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, ofereceu ao Instituto Politécnico de Ciências Geográficas 30 computadores.

Luanda /
11 Out 2019 / 17:17 H.

O Instituto Politécnico de Ciências Geográficas (IPCG) poderá contar com ponto de acesso livre à Internet. A solicitação é da ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, e o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, prometeu trabalhar para atender ao pedido, segundo fez saber esta manhã durante a apresentação do sistema informático de gestão escolar desenvolvido por alunos do Instituto de Telecomunicações (ITEL).

O sistema de gestão escolar, o mesmo utilizado no ITEL, passa, doravante, a ser utilizado também no Instituto Politécnico de Ciências Geográficas, sendo que o objectivo é ser instalado em mais escolas.

É um software que automatiza e facilita todo o processo de gestão dos actos administrativos da instituição escolar, desde admissão de novos alunos (matrícula online), elaboração de pautas, emissão de cartões de estudantes, boletins de notas e certificados, bem como a organização das turmas de acordo com a sua capacidade.

Além do software, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, ofereceu ao Instituto Politécnico de Ciências Geográficas 30 computadores.

O Instituto tem uma capacidade para 2 mil alunos, conta com 75 professores e forma, em média, 300 técnicos médios em ciências geográficas por ano.

A ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, disse, durante o seu discurso de agradecimento, a intenção da criação e instalação do software de gestão escolar foi manifestada durante a realização de do ANGOTIC 2019. O director do ITEL, André Pedro, avançou que a construção da plataforma teve a duração de cinco meses e contou com a colaboração de professores e estudantes finalistas do ITEL, dois dos quais participaram da apresentação do mesmo esta manhã no IPCG.