Campanha agrícola 2019/20 colhe mais de 420 mil toneladas

Quatrocentas e vinte mil e 860 toneladas de produtos agrícolas diversos foram colhidas até Setembro do corrente ano numa área de 136.025 hectares, na província de Benguela, no âmbito da campanha agrícola 2019/20, disse, nesta cidade, o secretário-geral do Governo Provincial, Aquiles de Carvalho.

Luanda /
01 Out 2020 / 12:51 H.

Segundo o responsável, que fazia a leitura do comunicado final da 3ª reunião ordinária do Governo de Benguela, esse aumento da produção deve-se aos investimentos efectuados nos perímetros irrigados do Dombe Grande e do Cavaco, quer na melhoria das estradas como na alimentação regular dos leitos dos rios Coporolo e Cavaco.

“O desempenho dos agricultores repercutiu-se no aumento considerável da produção, com destaque para a banana e hortícolas, para além dos múltiplos postos de trabalho gerados”, disse.

Por outro lado, em relação ao programa de mecanização agrícola e face à inquietação das comunidades relativa ao preço por hectare desbravado, o conclave recomenda que se trabalhe junto ministério da Agricultura para abordar a relação custo/benefício, no quadro do programa de utilização desses meios e tendo em conta a realidade desses cidadãos, realçou.

De recordar que, recentemente, o presidente das cooperativas agropecuárias de Benguela, António Manuel Monteiro, considerou que a falta de energia eléctrica nos três principais vales agrícolas locais, Cavaco, Catumbela e Dombe Grande, condiciona um aumento substancial da produção.

A Campanha agrícola 2019/2020, prestes a encerrar, conta com a participação de mais de duas mil famílias camponesas e já superou a anterior, em que foram colhidos 390.852 toneladas de produtos diversos.

No decurso da presente campanha, foram distribuídos 10 kits de cinco tractores para cada município, visando o incremento da produção, essencialmente na agricultura familiar.