Tchizé dos Santos poderá participar no Congresso Extraordinário do MPLA mas como militante

A deputada Tchizé dos Santos, membro suspensa do Comité Central do MPLA, poderá participar no 7.º Congresso Extraordinário do partido, no sábado, mas só na qualidade de militante de base, disse hoje o porta-voz do “Éme”.

Angola /
14 Jun 2019 / 10:02 H.

Em declarações à Lusa, Paulo Pombolo explicou que a suspensão determinada pelo Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) à filha do ex-Presidente de Angola e do partido, José Eduardo dos Santos, não inviabiliza a presença de Tchizé dos Santos no conclave.

“Não foi expulsa. Foi suspensa. Pode participar na qualidade de simples militante”, esclareceu, adiantando, contudo, não haver indicações da presença de Tchizé dos Santos no conclave extraordinário de sábado.

Segundo o também secretário para a Informação do MPLA, a suspensão de Tchizé dos Santos é apenas do Comité Central e a decisão foi tomada para que possa ser ouvida na Comissão Nacional de Disciplina e Auditoria do partido.

No dia 07 deste mês, o Comité Central do MPLA suspendeu Tchizé dos Santos do órgão no âmbito de um processo disciplinar instaurado no mesmo dia.

“Aquele órgão deliberativo máximo do MPLA no intervalo dos congressos aprovou a instauração de um processo disciplinar e a aplicação da medida de suspensão de membro do Comité Central à camarada Welwitschea José dos Santos, por conduta que atenta contra as regras de disciplina do partido”, lia-se no comunicado final da 5.ª Sessão Extraordinária do Comité Central do MPLA.