Presidente da República volta a visitar Hospital Sanatório de Luanda

O Presidente da República, João Lourenço, visita amanhã, 15, de Fevereiro de 2020, em Luanda, importantes infra-estruturas sociais.

Luanda /
14 Fev 2020 / 15:47 H.

A jornada de campo do Presidente permitirá visitar o Arquivo Nacional, defronte a TPA do Camama, o Hospital Pedalé (Gamek à direita), no Morro Bento, Hospital Sanatório de Luanda, no Palanca e Museu da Ciência, na Fortaleza de S. Miguel, antiga fábrica de sabão.

O hospital Sanatório de Luanda, um dos itinerários do Chefe do Estado necessita de três mil milhões de Kz para um funcionamento pleno, dizia em Setembro do ano passado, o Director-geral daquela unidade hospitalar, Rodrigues Leonardo.

À margem da visita efectuada, na altura pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, o responsável referia que o hospital tem um orçamento de mil milhões e 200 mil Kz anual, cifra que considerou insuficiente para responder a demanda do hospital.

Na altura, a vice-presidente do MPLA mostrou-se também preocupada com o atraso nas obras do Hospital Sanatório de Luanda.

O novo edifício, em construção desde Agosto de 2018, num espaço de 30 mil metros quadrados, vai dispor de cinco torres, dando origem a uma nova estrutura do Hospital Sanatório.

Depois de concluídas as obras, o Hospital Sanatório de Luanda passará a contar com oito blocos, ligados ao corpo central das antigas instalações, sendo que num dos blocos funcionará a componente formativa, para especializar técnicos em fisioterapia e de outras doenças do fórum respiratório.

Contará ainda com uma área técnica e outra de refrigeração de oxigénio, uma novidade para os hospitais especializados no tratamento de tuberculose no País.

Refira-se que esta não é a primeira vez que o Presidente da República visita unidades hospitalares da capital, com enfoque para o Hospital Sanatório de Luanda.