PR garante regularidade na realização das eleições gerais

As eleições do Presidente da República e dos deputados à Assembleia Nacional, em Angola, vão ser realizadas regularmente, de cinco em cinco anos, sem possibilidade alguma de interrupção, garantiu, sábado, no Cuito, o Chefe de Estado, no final da cerimónia de inauguração do Hospital Geral daquela província.

Luanda /
14 Set 2020 / 10:47 H.

João Lourenço reagia à acusação de Marcial Dachala, membro da direcção da UNITA, em entrevista à DW África, segundo a qual se corre o risco de não termos eleições gerais em 2022, como está agendado (na edição de domingo, referimo-nos, erradamente, às autárquicas, pelo que aqui fica a correcção).

A propósito, o Presidente da República esclareceu que, em momento algum, durante a última reunião do Conselho da República, se abordou a possibilidade de adiamento das eleições gerais, como faz crer Dachala, por ser ainda prematuro falar do assunto.

“Nós estamos apenas em 2020 e as eleições gerais estão previstas para 2022”, lembrou o Presidente, para acrescentar que, na intervenção que fez, na abertura da reunião do Conselho da República, já havia garantido que o País conseguiu, finalmente, acertar o calendário de realização das eleições gerais, de cinco em cinco anos, para a eleição do Presidente da República e dos deputados à Assembleia Nacional.

“Não foi por mero acaso que eu disse isso. O que eu quis dizer é que, com relação a esta matéria, podemos ficar descansados. Entramos agora numa rotina em que, em cada cinco anos, faça sol ou faça chuva, haverá eleições gerais, para a eleição do Presidente da República e dos deputados à Assembleia Nacional”, reafirmou.

Na terça-feira passada, o Conselho da República pronunciou-se, maioritariamente, não haver, de modo objectivo, possibilidade de realização das eleições autárquicas nos poucos meses que faltam para o ano finalizar.

O órgão de consulta do Presidente da República defendeu que se deve continuar a trabalhar no processo de preparação e organização das autarquias, que serão realizadas no momento em que as condições para o efeito o permitirem.