PR defende reforço da cooperação com São Tomé e Príncipe

Chefe de Estado diz ter ficado acordado, entre as partes, a reactivação da Comissão Mista Bilateral já a 29 e 30 deste mês, em São Tomé e Príncipe, tendo em conta a realização do último encontro em Luanda.

Luanda /
10 Mai 2022 / 09:45 H.

O Presidente da República defendeu, recentemente em Luanda, o reforço da cooperação com a República de São Tomé e Príncipe e lamentou o facto de a Comissão Mista Bilateral entre os dois países ter ficado paralisada durante 15 anos.

João Lourenço que falava à imprensa no final do encontro com o homólogo são-tomense, Carlos Vila Nova, que cumpre uma visita de Estado de três dias ao País, disse que é necessário corrigir este quadro “errado” reunirmos a nível da Comissão Mista, o que não é nada bom. E, portanto, vamos corrigir isso a partir de agora, já na vigência do seu primeiro mandato como Chefe de Estado de São Tomé e Príncipe”, realçou.

Na ocasião, o Presidente da República deu a conhecer que nessa reunião vão ser abordadas todas as questões relacionadas com a cooperação entre os dois países, mas com maior realce para os sectores da Defesa e Segurança, Pescas e Mar, Turismo, Interior e Ordem Interna, Transportes Aéreos e Marítimos, Recursos Minerais, Petróleos e Comércio, no quadro da parceria estratégica que se pretende implementar.