Dissipadas dúvidas: Isaías Samakuva está em Angola

O antigo presidente da UNITA, Isaías Samakuva, encontra-se no País contrariando informações segundo as quais o político está na África do Sul.

Luanda /
06 Abr 2021 / 15:27 H.

Contactado pelo Vanguarda, o ex – líder do maior partido na oposição confidenciou que faz algum tempo que não se ausenta do País tão pouco de Luanda. “Nunca saí de Angola nem de Luanda”, diz o antigo presidente da UNITA, deitando por terra informações que davam conta de que declinou o convite para o “almoço da paz” realizado sexta-feira, 2, de Abril, no Palácio da Cidade Alta, por alegadamente estar no exterior do País.

Isaías Samakuva e duas outras personalidades históricas, o co-fundador da UNITA, José Samuel Chiwale e a antiga líder da LIMA, Miraldina Olga Jamba declinaram o convite presidencial em solidariedade ao presidente do “galo negro”, Adalberto Costa Júnior e ao antigo coordenador da comissão de gestão dos “maninhos”, Lukamba Paulo “Gato” excluídos do “banquete”.

Atitude, esta, que o porta-voz do MPLA, Rui Falcão considerou de normal pois as pessoas têm a prerrogativa de aceitar ou não o convite.