Deputada Josefina Pitra Diakite aborda pandemia com embaixador chinês

A necessidade de se debelar a COVID-19 em Angola e o perdão da dívida dos países africanos com à República Popular da China centralizaram a audiência entre a deputada angolana Josefina Pitra Diakite e o embaixador desse país asiático no País, Gong Tao.

China /
24 Jun 2020 / 12:02 H.

Em declarações à Angop, no final do encontro a pedido da parte chinesa, a parlamentar informou que o mesmo permitiu analisar o impacto da pandemia em Angola e no Mundo, assim como os esforços deste parceiro para neutralizar a doença no globo e, particularmente, em África.

A presidente da 3ª Comissão de Relações Exteriores, Cooperação internacional e Comunidades Angolanas da AN, lembrou que, neste mês, a cimeira China/África incidiu sobre esse assunto em solidariedade com os Estados afectados com a COVID-19 e estratégias conjuntas para o combate.

“Basicamente o que ficou patente é o trabalho contínuo em observância às medidas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Governo Angolano, naquilo que foi a experiência da China”, explicou a deputada à Assembleia Nacional (AN).

Josefina Pitra Diakite, destacou, por outro lado, a abordagem das duas entidades sobre as perspectivas da China em relação a um possível perdão a dívida dos países africano de uma forma geral.