Crise na RDC traz Tshisekedi à Luanda

Presidente congolês veio à Luanda para apresentar, ao PR,João Lourenço, o ponto de situação existente no seu país e o plano para a saída da crise que está a reinar neste momento na República Democrática do Congo.

Luanda /
17 Nov 2020 / 10:45 H.

O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, solicitou, ontem, em Luanda, ao homólogo angolano, João Lourenço, apoio para o reforço da capacidade das forças de Defesa e Segurança do seu país.

Em declarações à imprensa, no final de um encontro com o Presidente João Lourenço, no Palácio Presidencial, Félix Tshisekedi referiu que veio a Luanda para apresentar, ao homólogo angolano, o ponto de situação existente no seu país e o plano para a saída da crise que está a reinar , neste momento, na RDC.

"Como sabem, desde que assumi o poder, tive o engajamento de deixar uma porta aberta com Angola, para nos podermos consultar permanentemente com vista ao reforço dos laços de amizade e de cooperação existente entre os nossos dois povos", realçou.

O Presidente congolês disse esperar de Angola ajudas que possam garantir a estabilidade política no seu país, apoio diplomático e político e o reforço da capacidade das forças de Defesa e Segurança.

Félix Tshisekedi, que regressou ontem mesmo ao seu país, disse tê-lo feito com muita satisfação, por ter sentido que as propostas trazidas a Luanda foram acolhidas pelo estadista angolano.