Chefe de Estado entre as figuras do petróleo em África

O Presidente da República, João Lourenço, está entre as 25 figuras mais importantes da área do Petróleo e Gás, segundo um índice elaborado pela Câmara de Energia Africana (CEA).

Luanda /
19 Nov 2020 / 10:13 H.

"O Presidente de Angola entrou na lista, pela primeira vez, depois de vários anos de reformas na indústria petrolífera, que a tornaram numa das mais competitivas do continente", lê-se na nota que acompanha a divulgação da lista, liderada pelo director-geral da petrolífera francesa Total em África, Nicolas Terraz.

"O segundo maior produtor de petróleo na África subsaariana tem estado a surfar uma onda de reformas ambiciosas desde 2018, que pode ser muito benéfica para colocar o país no caminho da recuperação em 2021", aponta-se ainda no texto que, segundo a agência Lusa, dá conta da importância da nova legislação do sector, que "reavivou verdadeiramente o sector dos Hidrocarbonetos em Angola e a sua atractividade para os investidores".

A liderança de João Lourenço, em oitavo lugar na lista, "é mais importante que nunca para apoiar ainda mais a recuperação do sector e aumentar o desenvolvimento de conteúdo local", argumenta o relatório, com os 25 rostos mais importantes do sector em 2021.

 @A lista inclui nomes como: o Presidente da Nigéria, a directora-geral do departamento africano no Ministério do Comércio do Reino Unido e a directora do Banco de Exportações e Importações da China. Sediada em Joanesburgo, África do Sul, a Câmara de Energia Africana é uma entidade privada destinada a fomentar o investimento em África.