Anunciada reestruturação da PIR

O Comandante-geral da Polícia Nacional, Comissário-geral Paulo de Almeida, anunciou, em Luanda, a reestruturação da Polícia de Intervenção Rápida (PIR).

Luanda /
26 Mar 2021 / 14:12 H.

Paulo de Almeida, que fez este anúncio na abertura do 1º Concentrado Metodológico dos Órgãos e Unidades de Intervenção Rápida, disse que o objectivo é revitalizar e modernizar este órgão operacional do Comando- geral da Polícia Nacional.

Segundo o Comandante-geral, urge a necessidade de revitalizar, modernizar e rejuvenescer a PIR. “A mudança da geração daqueles que se empenharam, lutaram, demonstraram as capacidades ímpares de fidelidade e patriotismo, espírito de cumprimento de missão, por força da própria natureza, já se encontram com certa idade e não permite ter a mesma dinâmica e elasticidade”, sustentou.

O Comissário-geral recordou que o mundo está cada vez mais criminalizado e os países procuram, nas organizações policiais, desenvolver e dinamizar as suas unidades especiais para fazer face ao crime que, de forma violenta, deturpa, às vezes, a estabilidade dos Estados.

Paulo de Almeida pediu disciplina, afirmando que a ordem passa pela obediência das normas internas das unidades, evitar excessos, abusos e ter maior atenção para com o cidadão.

O 1º Concentrado Metodológico dos Órgãos e Unidades da PIR, que hoje termina, tem como objectivo analisar o novo modelo da organização e discutir, com profundidade, questões de funcionamento, organização e desenvolvimento daquela unidade policial.

Durante os três dias, foram abordados temas como “intervenção dos comandantes de unidades de reserva”, “planeamento operacional na Polícia Nacional” e “caracterização do estado técnico dos meios de transportes”, entre outros.

Temas