
Acordo entre Angola e Grécia visa identificar futuras áreas de actuação
Os governos de Angola e da República Helénica (Grécia) rubricaram, em Luanda, um Acordo de Cooperação de Consulta Política que, entre outros aspectos, vai servir para a análise e identificação de futuras cooperações.
O instrumento foi assinado pela embaixadora da Grécia em Angola residente no Congo, Calliope Douti, e pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, testemunhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros grego, Nikolaos Dendias.
Em declarações à imprensa depois da assinatura, Nikolaos Dendias apontou o memorando de cooperação, como o primeiro acordo rubricado entre Angola e a Grécia.
Acrescentou que há um grande potencial para se desenvolver entre os dois países por terem, ainda, muito por explorar: “Somos países sem diferença e encaramos muitas coisas da mesma forma”.
“A minha visita é a primeira de um ministro dos Negócios Estrangeiros a Angola. E estou aqui sob instrução do meu Primeiro-Ministro com vista a desenvolver as nossas relações”, sublinhou, manifestando, também, a intenção do Governo estreitar as relações de cooperação com Angola, se “for do seu interesse” na área de formação de militares navais na Grécia por ser um país importante para a segurança em África.