Portugal reabre hoje bares e discotecas a partir das 22h00

Os bares e discotecas voltam a abrir hoje à noite, após novo encerramento de três semanas devido à COVID-19, com os clientes sem dose de reforço da vacina a terem de apresentar teste negativo para entrar.

14 Jan 2022 / 10:06 H.

Segundo a Resolução do Conselho de Ministros de 06 de Janeiro, os bares e as discotecas que estão fechados desde 25 de Dezembro têm autorização para abrir hoje a partir das 22h00.

Estão em causa “bares, outros estabelecimentos de bebidas sem espectáculo e estabelecimentos com espaço de dança, ainda que esses estabelecimentos estejam inseridos em estabelecimentos turísticos”, segundo o texto da resolução com as alterações mais recentes das “medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença da covid-19”.

Para entrar nestes espaços, os clientes têm de apresentar um teste negativo à COVID-19, com excepção de quem “demonstrar ter sido vacinado há pelo menos 14 dias com uma dose de reforço” contra a doença ou de quem tiver um certificado de recuperação.

São válidos testes PCR feitos há menos de 72 horas, rápido com menos de 48 horas ou autoteste feito à entrada.

No mesmo Conselho de Ministros de 06 de Janeiro, o Governo decidiu manter a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública, com excepção das “esplanadas abertas dos estabelecimentos de restauração e similares devidamente licenciados para o efeito”, como se lê na resolução publicada em Diário da República.

No âmbito da contenção da pandemia da COVID-19, com maiores restrições no período do Natal e da passagem do ano, os espaços de diversão nocturna (bares, estabelecimentos de bebidas sem espectáculo e estabelecimentos com espaço de dança) permaneceram fechados desde as 00:00 do dia 25 de Dezembro e previa-se que a medida durasse até 09 de Janeiro, mas foi prolongada até hoje, às 22:00.

Antes do actual encerramento, os bares e discotecas tinham reaberto em Outubro pela primeira vez desde o início da pandemia em Portugal, após 19 meses parados.