Países da UE e do Mediterrâneo em Barcelona para melhorar cooperação

O Fórum é uma oportunidade para reflectir sobre como promover uma melhor cooperação, desenvolvimento e integração na região mediterrânica.

Luanda /
24 Nov 2022 / 10:10 H.

A União Europeia (UE), 27 Estados-membros e mais 15 países do Mediterrâneo reúnem-se hoje (24 de Novembro) em Barcelona com o objectivo de melhorar "a cooperação, o desenvolvimento e a integração" na região euro-mediterrânica.

Será o 7.º Fórum Regional da União para o Mediterrâneo, uma organização intergovernamental de que fazem parte 42 países, os 27 da UE e mais 15 do norte de África, Médio Oriente e sudeste da Europa, unidos por laços mediterrânicos.

"O Fórum é uma oportunidade para reflectir sobre como promover uma melhor cooperação, desenvolvimento e integração na região mediterrânica. Na mesma linha, terá lugar em Barcelona uma reunião ministerial da UE e dos seus vizinhos do sul", diz a União para o Mediterrâneo (UpM), numa nota de imprensa sobre os encontros de hoje.

O Fórum Regional da UpM, um encontro de ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE), realiza-se durante a manhã, é presidido pelo chefe da diplomacia da UE, o espanhol Josep Borrell, e pelo ministro da Jordânia Ayman Safadi.

Estes acordos enquadram-se no âmbito da Política Europeia de Vizinhança (PEV), ao abrigo da qual a UE e os parceiros meridionais "adoptaram planos de acção bilaterais, prioridades de parceria ou agendas de associação".

O Fórum Regional da UpM foi criado em 2015, para abordar temas de interesse comum aos 42 países da União para o Mediterrâneo.