Vladimir Putin refere que “relações entre os Estados Unidos e Rússia estão cada vez pior”

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assume que as relações entre a Rússia e os Estados Unidos “estão a ficar cada vez pior”, numa altura em que se aproxima a cimeira do G20 no Japão, na qual o presidente russo poderá encontrar-se com Donald Trump, segundo conta a agência “Reuters” esta quinta-feira.

China /
13 Jun 2019 / 11:01 H.

As ligações entre os Estados Unidos e a Rússia continuam sobrecarregadas por diversos temas que vão desde a Síria até a Ucrânia, bem como a alegada interferência russa na política dos Estados Unidos, que tem sido sempre negada por Moscovo.

“O actual governo aprovou, na minha opinião, várias dezenas de decisões sobre sanções contra a Rússia nos últimos anos”, referiu o líder russo numa entrevista ao canal televisivo “Mir TV”, transcrita pelo Kremlin. O presidente russo revelou que em sentido inverso, existe um renascimento dos seus laços com a China, numa amizade estratégica e cada vez mais profunda que deixou alarmados alguns políticos nos Estados Unidos.

Vladimir Putin, manifestou-se a favor da China na sua guerra comercial com os Estados Unidos e disse na mesma entrevista que espera por laços mais tranquilos com Washington, apesar da trajectória actual de seu relacionamento.

Donald Trump disse à imprensa na quarta-feira que irá encontrar-se com Vladimir Putin na cimeira G20 no Japão, entre 28 e 29 de junho, mas o Kremlin já havia dito na terça-feira que a ideia de uma reunião estava “pendurada” e que ainda não havia discussões sobre assuntos específicos.