Putin compara a sua política à do czar Pedro, o Grande. “Não estava a apoderar-se de nada, estava a recuperar”

O Presidente russo comparou a sua política à do czar Pedro, o Grande, quando este travou a Grande Guerra do Norte durante 21 anos.

Luanda /
10 Jun 2022 / 10:15 H.

O Presidente russo, Vladimir Putin, comparou a sua política à do czar Pedro, o Grande, quando este combateu a Suécia, invadindo uma parte do seu território, bem como a Finlândia, uma parte da Estónia e da Letónia.

“Acabámos de visitar uma exposição dedicada ao 350.º aniversário de Pedro, o Grande. É espantoso, mas quase nada mudou. (...) Pedro, o Grande travou a Grande Guerra do Norte durante 21 anos. Temos a impressão de que, ao combater a Suécia, ele estava a apoderar-se de alguma coisa. Não estava a apoderar-se de nada, estava a recuperar“, afirmou.

“Quando ele fundou uma nova capital (São Petersburgo), nenhum dos países da Europa reconhecia aquele território como pertencente à Rússia. Todos consideravam que fazia parte da Suécia. Mas desde tempos imemoriais, os eslavos viviam ali ao lado dos povos fino-húngaros. (...) Ele recuperava e desenvolvia”, prosseguiu.

Em seguida, parecendo referir-se à ofensiva russa na Ucrânia, o Presidente russo acrescentou: “Aparentemente, cabe-nos também recuperar e desenvolver”.

Temas