Negociadores da UE e britânicos tentam evitar fracasso do Brexit

Os negociadores britânicos e europeus iniciaram em Bruxelas novos esforços, talvez os derradeiros, para tentar concluir um acordo comercial pós-Brexit.

07 Dez 2020 / 13:58 H.

Os negociadores britânicos e europeus iniciaram este domingo, 6 de Dezembro, em Bruxelas novos esforços, talvez os derradeiros, para tentar concluir um acordo comercial pós-Brexit e evitar um cenário de “não acordo” no final do ano, situação que desencadearia pesadas consequências económicas.

O negociador-chefe da União Europeia (UE), Michel Barnier, e o homólogo britânico, David Frost, estarão reunidos entre hoje e segunda-feira na capital belga para retomar as negociações que foram interrompidas na sexta-feira, após uma semana de conversações em Londres que se revelaram infrutíferas.

“Vamos trabalhar arduamente para conseguir um acordo”, assegurou o negociador-chefe britânico David Frost à chegada a Bruxelas.

“Veremos se há um caminho a seguir. O trabalho continua amanhã [domingo]”, escreveu horas antes Michel Barnier na rede social Twitter, expressando alguma cautela sobre o reinício das negociações.

Este “novo esforço” foi decidido no sábado pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Os dois representantes reuniram-se para analisar o atual estado das negociações para um acordo de comércio pós-Brexit (como ficou conhecido o processo de saída do Reino Unido do bloco comunitário).