Bruxelas e Londres fazem última tentativa para evitar não acordo no Brexit

Desde o início que o processo de Brexit está repleto de últimos esforços e data decisivas. Mas com o tempo para um acordo sobre a relação futura a chegar sem que o impasse nos pontos essenciais seja superado, UE e Reino Unido fazem último esforço para impedir um não acordo.

07 Dez 2020 / 13:54 H.

Os dois lados da barricada realizam esta segunda-feira múltiplas reuniões a fim de evitar a incerteza inerente a um cenário de não acordo sobre a relação futura entre a União Europeia e o Reino Unido.

Na noite desta segunda-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, realizam nova videoconferência para avaliarem o ponto de situação nas negociações e perceber qual a margem real para ainda procurarem um acordo quanto a uma parceria comercial.

No final da conversa mantida no sábado, um comunicado conjunto de Von der Leyen e Johnson dava conta de que persistem “diferenças significativas” e que não seria possível fechar um acordo sem que as mesmas fossem ultrapassadas.