Antigo primeiro-ministro japonês Toshiki Kaifu morre aos 91 anos

O antigo primeiro-ministro japonês Toshiki Kaifu, que governou o país no início dos anos 90, morreu aos 91 anos, anunciou hoje o Governo.

14 Jan 2022 / 09:49 H.

Kaifu ocupou vários cargos de gabinete, incluindo o de secretário de gabinete, porta-voz do Governo e duas vezes ministro da Educação, antes de ser eleito primeiro-ministro em 1989.

O antigo governante morreu no domingo, disse o porta-voz do Governo, Hirokazu Matsuno, sem dar pormenores sobre a causa.

Durante a Guerra do Golfo de 1991, a administração Kaifu contribuiu com avultadas verbas para financiar as forças da coligação. Após o conflito, o seu Governo autorizou o envio de equipas de desminagem para o Golfo Pérsico, a primeira missão estrangeira daquela unidade desde a sua criação.

O ex-primeiro-ministro gozou do apoio público e teve uma imagem de político "limpo e ético", garantindo ao Partido Liberal Democrático (LDP) à vitória nas eleições gerais de 1990.

Nascido em Ichinomiya, Nagoya, a 02 de Janeiro de 1931, Kaifu foi o primeiro líder do Governo japonês nascido na era Showa (1926-1989).

Filho de um dono de um estúdio de fotografia, como estudante do liceu, passou nos exames para ser voluntário no corpo especial de jovens da Força Aérea, mas não se tornou membro devido ao fim da Segunda Guerra Mundial.