Trump apresenta plano para imigração que revê acesso à carta verde nos EUA

O Presidente dos EUA, Donald Trump, vai apresentar um novo plano para a imigração, que reforça a segurança nas fronteiras e reformula profundamente o modelo de autorização de residência no país, segundo a Casa Branca.

EUA /
16 Mai 2019 / 13:39 H.

O grupo de trabalho para a imigração, liderado por Jared Kushner, assessor e genro de Donald Trump, preparou um novo plano centrado no reforço de segurança nas fronteiras e na reformulação do sistema de carta verde, o cartão de residente permanente legal nos EUA.

O plano de Kushner vai ser apresentado pelo próprio Presidente, mas ainda não tem a aprovação do Partido Republicano e muito menos parece gozar da simpatia do Partido Democrata, antevendo-se grandes dificuldades na sua aprovação em Congresso.

Na proposta que a Casa Branca apresentará ao Congresso e ao público, está a ideia de facilitar o acesso à carta verde a pessoas com mais habilitações académicas ou mais competências profissionais, em vez do critério de relações familiares com alguém que já esteja nos Estados Unidos (como acontece actualmente).

A mudança para um sistema baseado no mérito marcará um profundo afastamento da abordagem baseada nas relações familiares que, segundo as autoridades norte-americanas, tem servido de base a 66% das cartas verdes.