Filipe Nyusi na tomada de posse do Presidente eleito do Quénia

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, iniciou hoje uma visita de trabalho ao Quénia para participar na cerimónia de tomada de posse do Presidente eleito, William Ruto, anunciou a Presidência em comunicado.

Luanda /
12 Set 2022 / 12:46 H.

“A visita do chefe de Estado moçambicano surge em resposta ao convite formulado pelo homólogo queniano, Uhuru Kenyatta, para participar na cerimónia de investidura do Presidente eleito do Quénia”, refere-se no comunicado da Presidência moçambicana.

Além de participar na cerimónia de tomada de posse de Wiliam Ruto, em Nairóbi, Filipe Nyusi vai procurar “aprofundar laços de irmandade, amizade, solidariedade e cooperação entre os dois povos e países”, refere ainda o comunicado.

Na terça-feira, o Presidente eleito e vice-presidente cessante do Quénia, William Ruto, será empossado como novo chefe de Estado depois de o Supremo Tribunal do país ter confirmado a sua vitória eleitoral na semana passada.

Ruto tornar-se-á o quinto Presidente do Quénia desde a independência do Reino Unido, em 1963, e substituirá Kenyatta, que está a cumprir o seu segundo e último mandato permitido pela Constituição.

A decisão do Supremo Tribunal surgiu após semanas de incerteza, depois de o principal líder da oposição e ex-primeiro-ministro, Raila Odinga, que ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de 09 de agosto, ter considerado os resultados eleitorais ilegais.

No entanto, a mais alta instância judicial do país rejeitou as suas reivindicações.

Temas