COVID-19: Buhari testa negativo, assessor testa positivo

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, testou negativo para o COVID -19. Isso ocorre quando seu chefe de gabinete Abba Kyari testou positivo para a doença. O teste foi realizado no Presidente na segunda-feira pelo Centro de Controle e Doenças da Nigéria ( NCDC ).

24 Mar 2020 / 17:06 H.

No entanto, teme-se que o Chefe do Estado-Maior, Abba Kyari, que tenha testado positivo para a temida doença de coronavírus, possa ter transmitido o vírus a mais pessoas, incluindo o governador Yahaya Bello, de Kogi, Ministro da Informação, Lai Mohammed, Assistente Especial do Presidente da Mídia, Garba Shehu; Ministro de Deveres Especiais, George Akume; Ministro de Estado da FCT , Ramatu Tijani; Geoffrey Onyeama e outros dignitários e visitantes das orações realizadas em 17 de março de 2020 pela mãe falecida do governador do estado de Kogi.

Kyari, que representou o presidente Buhari em um evento, viajou para a Alemanha em 7 de março, onde realizou reuniões com o grupo Siemens no programa de expansão de eletricidade da Nigéria.

Presume-se que ele provavelmente tenha contraído a doença a partir daí. Ele voltou em 14 de março, três dias antes de assistir à oração de Fidau.

O chefe da equipe se submeteu voluntariamente aos testes e foi informado de seu status na segunda-feira. Desde então, ele entrou em isolamento e tratamento.

A Nigéria, que tinha apenas um caso de COVID -19, quando a pandemia atingiu o país em 28 de fevereiro, agora tem 40 casos confirmados.

Globalmente, a doença afectou 192 países, com mais de 329.000 casos. Na África, 42 dos 54 países que compõem o continente são afectados.