Documentário sobre Okavango entre os nomeados dos Emmy Awards

Filmado em 142 dias de levantamentos científicos, o “Into the Okavango”, revela as vulnerabilidades e potencialidades da maior bacia hidrográfica do rio Okavango.

Brasil /
02 Ago 2019 / 14:15 H.

Na mesma semana em que o filme -Another day in life-, que retracta a guerra que assolou Angola durante décadas foi premiado no Brasil, a academia de Artes e Ciências Televisivas dos EUA divulgou a lista dos indicados ao Emmy Awards 2019, onde consta o documentário “Into the Okavango”. Noventa e quatro minutos de fotografias aéreas, vídeos e gráficos de mapas mostram a intensa jornada de quatro meses ininterruptos do team que desbravou esta “riqueza de vida” cuja superfície é de 323 192 km2, compartilhada por Angola, Namíbia e Botswana.

Constituído por quinze profissionais divididos em quatro grupos:logística, guias fluviais, fotógrafos, film makers e os cientistas liderados por Adjany Costa, -Directora do projecto da National Geographic da Vida Selvagem do Okavango para Angola. A maior dificuldade do grupo foi o acesso, “a medida que fomos trabalhando tivemos que abrir estradas para poder chegar à nascente do rio Cuíto. Há áreas que ainda estão minadas, portanto tivemos que andar com o Halo trust para poder aceder o que pretendíamos em território angolano”, constatou Adjane regojizada com o sucesso da empreitada. Resultante da expedição feita a uma das maiores bacias selvagens do mundo -Delta do Okavango-, o projecto foi idealizado em 2015 pelo explorador da National Geographic Dr. Steve Boyes e desde então, a área tem servido de instrumento para colheita de dados.

Sob a direcção de Neil Gelinas, o mesmo documenta a rica biodiversidade, bem como os riscos a que está exposta lançando o repto para a conservação e dinamização do eco-turismo na região. Com a gala de premiações prevista para o dia 22 de Setembro, espera-se que esta amostra de umaAngola com potencial de se tornar um núcleo de conservação e turismo seja o escolhido entre os nomeados na categoria dos mais relevantes documentários sobre natureza.

Temas