Covid-19. Salão Automóvel de Genebra cancelado devido ao vírus

“Lamentamos esta situação, mas a saúde de todos os participantes e expositores é a nossa prioridade”, afirmou a organização, em comunicado, explicando que a decisão foi tomada seguindo a ordem do Governo suíço.

28 Fev 2020 / 15:49 H.

A organização do Salão Automóvel de Genebra, um dos principais eventos anuais do setor, confirmou hoje o cancelamento da 90ª edição, prevista para março, devido às medidas tomadas pelo Governo suíço para combater o surto de coronavírus.

“Lamentamos esta situação, mas a saúde de todos os participantes e expositores é a nossa prioridade”, afirmou a organização, em comunicado, explicando que a decisão foi tomada seguindo a ordem do Governo suíço, também anunciada hoje, que proíbe todos os eventos com mais de mil pessoas, entre hoje e 15 de março.

O cancelamento desta feira, que contava com mais de 190 expositores, vai gerar entre 200 a 250 milhões de euros em prejuízo à economia de Genebra, declarou a organização do evento esta manhã em conferência de imprensa. Na edição anterior, o Salão Automóvel contou com cerca de 660 mil pessoas.

A organização garante, porém, que os visitantes que já compraram bilhetes serão reembolsados, embora os expositores não o façam, já que foram as autoridades de saúde, e não os organizadores Palexpo, que cancelaram o evento.

Os mercados mundiais de ações caíram novamente, compondo sua pior semana desde a crise financeira global de 2008 e elevando a perda global para cinco biliões de dólares (cerca de 4,6 biliões de euros).