MAT quer reforçar competências dos municípios

O ministro da Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado (MAT), Adão de Almeida, disse fim de semana último que o seu pelouro irá vai continuar a trabalhar para reforçar as competências dos municípios, afirmou na Vila de Cazombo, município do Alto-Zambeze, província do Moxico.

12 Ago 2019 / 09:34 H.

Segundo o governante, que falava após a visita à Vila de Cazombo, esta acção visa acelerar o processo de preparação da descentralização administrativa.

Adão de Almeida afirmou ainda que o município fronteiriço do Alto Zambeze enfrenta algumas dificuldades no sector da saúde e educação, pelo que urge a necessidade de reforçar o número de médicos, enfermeiros e professores locais.

Disse acreditar que essas carências poderão ser supridas com a realização, nos próximos tempos, de concursos públicos anunciados pelos ministérios de tutela, que prevêem admitir novos quadros para os referidos sectores, sem revelar números.

Afirmou, por outro lado, que algumas dificuldades apresentadas pelas autoridades administrativas da região já estão enquadradas no Plano Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM).

Adão de Almeida disse ter tomado nota das dificuldades existentes no Ato Zambeze, garantindo que o seu ministério vai trabalhar com os respectivos sectores para tentar diminuir a intensidade.