Sistema electrónico de pagamento facilita registo de importação

Um sistema de pagamento electrónico para o registo de importação, exportação e reexportação foi apresentado pelo Ministério do Comércio, com vista a facilitar e desburocratizar os procedimentos administrativos implicados no processo.

Angola /
13 Set 2019 / 12:19 H.

O uso do referido software, que entra em funcionamento nos próximos oito dias, enquadra-se no novo sistema de pagamento, através do Sistema Integrado do Comércio Externo (Sicoex), afirmou o director do Gabinete de Tecnologia de Informação do Ministério do Comércio, Domingos Alexandre.

O responsável, que falava no encontro de apresentação do software aos membros da Câmara dos Despachantes Oficiais, informou que o pagamento será feito através de um ATM, Internet bank, multicaixa expresso, entre outras ferramentas bancárias.

A iniciativa vai igualmente facilitar na obtenção de dados estatísticos do número de importadores, despachantes e quantidades de produtos movimentos no país, daí a importância deste registo.

Domingos Alexandre referiu que os despachantes e importadores devem ter um saldo máximo na conta corrente de AKZ 100 mil, e em cada licenciamento efectua-se o pagamento de mil kwanzas.

O representante da Câmara dos Despachantes Oficiais, Luís Chagas Januário, afirmou que o novo sistema de pagamento para o registo nas transacções de mercadorias vai permitir a redução de tempo, evitar o transporte de papéis e maior celeridade no processo.

Ao contrário do actual sistema de pagamento que obriga os despachantes a recorrerem aos bairros fiscais para efectuar o pagamento, depois levar os comprovativos ao Ministério do Comércio para serem lançados no processo dos importadores.

Mais de 100 despachantes estão licenciados para actividade comercial no país.