Reunião da Opep acontece hoje

O ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, fará hoje um pronunciamento, já na condição de presidente da Conferência Rotativa da Organização, durante a reunião virtual do Comité de Monitoramento Ministerial.

Luanda /
04 Jan 2021 / 14:10 H.

Este encontro do Grupo Técnico deve analisar a evolução do mercado global de petróleo, seus níveis de conformidade para os meses seguintes.

Segundo apurou a imprensa de fontes do Ministério, ainda hoje deverá acontecer também a 23ª reunião de Ministros da Opep e parceiros fora do cartel, signatários da declaração de Cooperação.

Presidência angolana

Contrariamente ao que se ouve de "vozes do sector”, a presença angolana na Opep em nada prejudica os negócios do País, nem mesmo com os cortes acordados pelo grupo e parceiros.

Angola, particularmente, este ano, tem uma quota autorizada cujas as previsões do sector indicam que se não vai atingir por dificuldades operacionais, cenário já em vias de superação com o mais recente concurso lançado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

A produção petrolífera real de Angola, em 2021, vai ficar com 86 mil barris por dia abaixo da quota autorizada da Opep, ao atingir apenas 1.220 mil, contra os 1.306 mil barris fixados como máximos. Em 2020, a produção angolana fixou-se nos 1.276 mil, 56 mil barris acima da produção deste ano.

Esta é a segunda vez que Angola assume a presidência rotativa do organismo e, face ao actual contexto internacional, espera-se por uma coordenação mais voltada ao diálogo, sobretudo por uma parceria mais activa dos países africanos produtores de petróleo.