Preço do petróleo cai para mínimos desde Dezembro de 2018

O petróleo continua em baixa depois de o ministro da Energia do Azerbaijão, Parviz Shahbazov, ter dito no domingo que não se espera antes de Março qualquer reunião a nível ministerial da OPEP+ devido ao surto chinês.

China /
10 Fev 2020 / 17:03 H.

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em Abril estava a esta segunda-feira a cair para 54,10 dólares, menos 1,54% que na sexta-feira e em mínimos desde dezembro de 2018, devido aos receios da propagação do coronavírus.

O petróleo do mar do Norte, de referência na Europa, tinha acabado a semana passada a 54,48 dólares, depois de registar descidas nos dias prévios devido ao nervosismo de que o novo vírus possa afectar a procura, referem analistas citados pela Efe.

O petróleo continua hoje em baixa depois de o ministro da Energia do Azerbaijão, Parviz Shahbazov, ter dito no domingo que não se espera antes de março qualquer reunião a nível ministerial da OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Rússia e outros nove produtores aliados) devido ao surto do coronavírus na China.

Em declarações à imprensa, Shahbazov indicou que houve uma proposta de antecipar a reunião a nível ministerial da coligação OPEP+, composta por 10 sócios da OPEP, Rússia e outros nove produtores de petróleo.

Contudo, a situação actual “é que não haverá uma reunião ministerial antes da que está prevista” nos dias 05 e 06 de Março.