ONU investe 106 milhões de USD em projectos sociais no País

A Organização das Nações Unidas(ONU) vai investir cento e seis milhões de USD em projectos sociais e económicos em Angola até 2021.

Luanda /
22 Jul 2020 / 18:52 H.

Paolo Balladelli, referiu que a organização estima investir cerca de 53 milhões de USD/ano no País.

O oficial das Nações Unidas, que falava esta terça-feira à Televisão Pública de Angola (TPA), trata-se de uma quota "pequena", mas importante para ajudar a resolver os desafios do desenvolvimento do País.

Balladelli, que está em final de mandato, depois de nove anos e três meses à frente dos destinos do Sistema da ONU em Angola, disse que o país precisa de biliões de dólares para solucionar os grandes problemas, e a organização mundial vai continuar a apoiar. Sem especificar os projectos a beneficiar, disse que os 106 milhões de dólares vão ajudar a implementar programas do Governo, das academias e da sociedade civil.

Noutro domínio, Paolo Balladelli disse que as agências da ONU estão a promover várias iniciativas para apoiar as autoridades angolanas, no domínio social e económico, com destaque para projectos de suporte ao programa de combate e prevenção da COVID-19. A esse respeito, disse que estão a apoiar o país no acesso aos materiais de testagem, sublinhando que não são a favor de testes rápidos sem "sensibilidade elevada", capazes de diagnosticar, a 80 ou 90%, pacientes com casos positivos ou negativos.

Sugeriu ao Governo a criação de parcerias fortes com os órgãos da ONU e com a sociedade civil, tendo em vista o rápido estancamento da proliferação da COVID-19. Para si, é fundamental que o Estado angolano aumente, rapidamente, a disponibilidade de água potável para a população, sobretudo nas áreas mais carentes, em Luanda e fora da capital.