Ministro da economia realça importância da estatística

O modelo integrado de Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (iSDG) constituir-se numa ferramenta dinâmica de simulação de políticas projectadas para o apoio ao planeamento

Luanda /
25 Nov 2021 / 19:04 H.

O sucesso da realização do Plano Nacional de Desenvolvimento para o quinquénio 2018 – 2022 dependerá da capacidade de acompanhamento sistemático; monitorização da implementação dos indicadores e das metas definidas, disse o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.

“É absolutamente necessário intensificar os esforços para aumentar, progressivamente, a capacidade de produção e difusão de estatísticas oficiais em quase todos os níveis (global, regional, nacional e local)”, afirmou o governante, no discurso proferido à margem do Workshop de lançamento do modelo integrado dos objectivos de Desenvolvimento Sustentável ODS´s.

Mário Caetano João fez referência à importância da estatística (na economia) por ser a ferramenta que permite ler a realidade e tomar decisões de correcção ou reforço das políticas, dos programas, bem como dos projectos com vista a melhoria das condições de vida das populações. “O País tem feito progressos”.

Neste contexto, explica, que o modelo integrado de Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (iSDG) é importante, ao constituir-se numa ferramenta dinâmica de simulação de políticas projectadas para o apoio ao planeamento, a partir do qual será possível gerar cenários de desenvolvimento.

“O Governo de Angola reitera o compromisso assumido, durante a Cimeira de Nova Iorque, de incorporar os ODS nos seus instrumentos de planeamento e a realização deste workshop é a parte dos esforços para garantir a boa implementação da Agenda 2030”, disse, no evento realizado em Luanda, a 25 de Novembro de 2021.