MEP, INAPEM e FADA visitam projectos agrícolas integrados no PRODESI em Cabinda

Segundo os representantes dos produtores ouvidos pela equipa multissectorial, apesar dos financiamentos ainda há problemas que persistem na cadeia de produção, nomeadamente dificuldades no escoamento dos produtos do campo aos grandes mercados.

Angola /
16 Jun 2022 / 10:51 H.

Uma equipa multidisciplinar integrada por responsáveis do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e membros do Governo local visitaram nesta quarta-feira (15), projectos agrícolas integrados no PRODESI, em Cabinda.

No município de Cacongo, a comitiva multissectorial liderada pelos Administradores Executivos do INAPEM, Samora Kitumba, e do FADA, Manuel Pedro, visitou quatro cooperativas financiadas no âmbito das Medidas de Alívio Económico, nomeadamente, Cooperativa Mpuela, Taliana, Mbuela Mioco e a Cooperativa Nsi Mbote.

No geral, todas as cooperativas se dedicam ao cultivo de banana, mandioca, cacau, café, ananás e outros.

Segundo os representantes destes produtores ouvidos pela equipa multissectorial, apesar dos financiamentos recebidos, ainda há problemas que persistem na cadeia de produção.

Destacaram, por exemplo, dificuldades no escoamento dos produtos do campo aos grandes mercados, falta de compradores, insumos e outros instrumentos de trabalho.

Manuel Pedro, administrador do FADA, lembrou, que a sua instituição ainda não possui projectos financiados em Cabinda mas garantiu que o quadro poderá mudar nos próximos dias após esta visita de constatação.