Henda Inglês é o PCA da Empresa Nacional de Bilhética Integrada

O Sistema Nacional de Bilhética é um mecanismo integrado de cadastramento (presencial e online), dos passageiros de transportes públicos colectivos.

Luanda /
02 Ago 2022 / 11:36 H.

O economista Henda Essanju Inglês foi nomeado presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Bilhética Integrada, entidade que, doravante, assume a tarefa de implementar e gerir o sistema de bilhética, incluindo os passes sociais e regulares dos transportes públicos colectivos de passageiros.

A apresentação da nova empresa e do Conselho de Administração teve lugar esta segunda-feira, no Ministério das Finanças, em acto testemunhado pelos secretários de Estado das Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, do Orçamento e Investimento Público, Aia-Eza da Silva e dos Transportes Terrestres, Jorge Bengue Calumbo.

A nova empresa integra o Sector Empresarial Público, com a designação ENBI, S.A - Empresa Nacional de Bilhética Integrada.

O Sistema Nacional de Bilhética é um mecanismo integrado de cadastramento (presencial e online) dos passageiros de transportes públicos colectivos, para a emissão de passes sociais (subsidiados), para crianças, estudantes, jovens, pessoas com necessidades especiais, cidadãos de terceira idade e veteranos da pátria. Vai também cuidar dos passes regulares para o público em geral.

Segundo um documento do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), como benefícios associados ao funcionamento do Sistema Nacional de Bilhética Integrada, destaca-se a dinamização das políticas sociais, maior facilidade e fluidez no embarque de passageiros, alargamento da rede venda de bilhetes e tarifas electrónicas, através de novos canais de venda “online” e centrais de atendimento.