FAS assegura regadio para 30 hectares de terras aráveis

O Fundo de Apoio Social (FAS) entregou, nesta quinta-feira, a cooperativa HaliIpua, na comunidade da Donda, no município do Amboim, província do Cuanza-Sul, duas motombombas e três mil metros de tubos para rega de campos agrícolas com 30 hactares de terras aráveis.

23 Dez 2020 / 11:27 H.

Os equipamentos custaram três milhões oitocentos e um mil e oitocentos e sessenta mil Kz, num financiamento de 80 % do FAS e 20 % comparticipado pela cooperativa.

O material servirá para captar água de uma nascente que dista a três quilómetros do campo de produção e prevê abastecer uma área de até 30 hectares de cultivo, para 15 beneficiários da cooperativa que tem 200 associados.

A chefe de departamento do FAS, Carolina Aguiar Sanito, destacou que esta é uma modalidade de financiamento da instituição que visa contribuir para o desenvolvimento da economia local e fortalecimento das cadeias produtivas.

“ Consiste na garantia de um investimento do beneficiário, igual ou superior a 20 % do valor total do projecto como pré-condição. A mesma pode ser realizada quer em meios activos, meios fixos ou correntes, em obediência ao cronograma de investimento anexo ao plano de negócio do projecto” rematou.