Falhas no SIGFE provoca duplicação de salários

O Ministério das Finanças anunciou, nesta terça-feira, que falhas no Sistema Integrado de Gestão Financeira (SIGFE) provocaram a duplicação no pagamento dos salários, referente ao mês de Setembro, de um número significativo de funcionários públicos.

Luanda /
29 Set 2020 / 09:08 H.

Em nota de imprensa a que à imprensa teve acesso, avança que o Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação das Finanças Públicas (SETIC-FP) e as instituições bancárias iniciaram, de imediato, os procedimentos para o estorno das operações e o crédito dos valores em favor do Tesouro Nacional.

Face ao ocorrido, o departamento ministerial apela aos funcionários a não usar, indevidamente, os valores transferidos a mais para as suas contas.

“Quem tenha já utilizado os valores que resultaram desta falha informática será objecto dos correspondentes procedimentos administrativos e bancários, que pode passar pelo não pagamento, parcial ou total, da prestação salarial do período seguinte”, lê-se na nota.

Reafirma, perante os credores, fornecedores e funcionários do Estado, que o Executivo tem assegurados todos os seus próximos compromissos, não obstante as dificuldades advenientes da actual conjuntura económica, marcada pela crise provocada pela pandemia de COVID-19.

O ministério, face a gravidade e as consequências de tal situação, assegura que está a auditar os seus sistemas e a apurar as correspondentes responsabilidades.

Esta é a primeira vez que erro de género ocorre no sistema de pagamento à função pública.