
Executivo recupera 400 milhões kz com meios entregues aos camponeses
"É um processo amplo que agora iniciou e que prevê a distribuição de três mil camiões e carrinhas por camponeses e associações de cooperativas agrícolas em todo o País, disse Amadeu Nunes, secretário de Estado para o Comércio.
Os agricultores da província do Bié vão pagar, durante quatro anos, perto de 400 milhões de kwanzas pelas 33 viaturas e mil motorizadas que receberam do Executivo para materializar o processo de escoamento da produção resultante da safra agrícola para os principais centros de consumo do País.
O Executivo iniciou em Agosto a distribuição de 500 veículos entre camiões e carrinhas de marcas diversas, para apoiar os operadores agrícolas no processo de escoamento das mercadorias para as principais regiões de consumo do País, sendo que 33 produtores da província do Bié foram abrangidos e vão pagar em quatro anos, o valor de 316 milhões e 800 mil kwanzas, pelas viaturas, e 83 milhões e 200 mil pelas motorizadas.
"É um processo amplo que agora iniciou e que prevê a distribuição de três mil camiões e carrinhas por camponeses e associações de cooperativas agrícolas em todo o País. O Bié foi contemplado, nesta primeira fase, com 33 meios, mas futuramente pode chegar aos 500 veículos, por estar entre as províncias que mais contribui para a cadeia produtiva nacional”, explica o secretário de Estado do Comércio.
Amadeu Nunes disse que o valor de cada viatura, entregue pelo Estado a título de consignação, ronda os 50 milhões de kwanzas, mas o Executivo decidiu subvencionar o valor, sendo que cada produtor ou cooperativa de camponeses contemplados terá que pagar até final do processo, um total de 9,6 milhões de kwanzas ao Estado, mediante parcelas mensais de 200 mil.