BNA realiza inquérito sobre capacidade financeira e defesa do consumidor

O Conselho Nacional de Estabilidade Financeira (CNEF) em parceria com o Banco Nacional de Angola (BNA) e com o Banco Mundial (BM) realizam o Inquérito sobre a Capacidade Financeira e a Defesa do Consumidor bancário.

Angola /
22 Jan 2020 / 10:04 H.

Pretende-se com o referido inquérito a obtenção de informação detalhada sobre o grau de compreensão/entendimento da população, no que concerne aos conceitos básicos financeiros, acesso e uso dos produtos e serviços financeiros, visando a identificação de padrões predominantes.

Para o efeito, será realizado quinta-feira (dia 23) um seminário relativo à metodologia e resultados da pesquisa sobre a capacidade financeira, bem como os dados recolhidos relativos à Defesa do Consumidor bancário.

Este seminário será ministrado por especialistas responsáveis pela realização do inquérito, com o intuito de o transmitir aos técnicos das instituições envolvidas, bem como às entidades beneficiárias dos resultados do referido projecto.

Pretende-se que o inquérito venha a servir como ferramenta-chave para o diagnóstico da situação da literacia financeira da população angolana, com potencial para orientar as instituições angolanas, incluindo o BNA e demais reguladores do sector financeiro, na definição de modelos e metas quantificáveis que podem ser alcançadas.