Bahrein pretende reforçar cooperação económica com Angola

A informação foi prestada pelo embaixador não residente de Angola no Reino do Bahrein, Albino Malungo.

Luanda /
14 Out 2022 / 10:39 H.

O Reino do Bahrein manifestou o interesse de reforçar a cooperação com Angola, essencialmente nos domínios da agro-indústria, petróleos, finanças, transportes, saúde e formação de quadros.

A informação foi prestada pelo embaixador não residente de Angola no Reino do Bahrein, Albino Malungo, que terminou uma visita de trabalho de quatro dias a Manama, capital daquele país do Oriente Médio, segundo uma nota de imprensa.

De acordo com o documento, o diplomata angolano reuniu com os ministros das Finanças e Economia Nacional, Sheikh Salman bin Khalifa Al Khalifa e da Indústria e Comércio, Zayed Rashid Alzayani, assim como com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Bahrein, Sameer Ahmed Nass.

Com essas entidades, Albino Malungo abordou a possibilidade de se aumentar a cooperação empresarial entre os dois países.

Do presidente da Câmara do Bahrein, Angola recebeu a garantia de constituição de uma comitiva empresarial, que se deslocará brevemente ao país para estreitar a cooperação.

“Saímos do Bahrein com resultados bastante positivos e acredito que as relações serão mais diversificadas e mais dinâmicas”, disse o também chefe da missão diplomática de Angola nos Emirados Árabes Unidos.

Para o diplomata, algumas parcerias serão fundamentais para a satisfação das necessidades de que Angola precisa, pois o Bahrein é uma plataforma logística e uma praça financeira muito importante, onde Angola pode buscar recursos que precisamos para projectos de infra-estruturas.

A visita do embaixador Albino Malungo ao Bahrein surge depois de ter apresentado, em Maio último, as cartas credenciais à Sua Majestade, o Rei Hamad Bin Isa Al Khalifa, numa cerimónia realizada no Palácio Al Sakhir, na capital Manama.

Albino Malungo responde igualmente pelo Kuwait, Paquistão e Afeganistão, estando nestes dois últimos países à espera da confirmação oficial para a acreditação pelas autoridades competentes.

A República de Angola e o Reino do Bahrein estabeleceram relações diplomáticas formais, com a assinatura, no dia 26 de Setembro de 2013, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, de vários instrumentos jurídicos entre o Ministério das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros daquele país árabe.

O Bahrein é um pequeno país insular do Golfo Pérsico, com fronteiras marítimas com o Irão a nordeste, com o Qatar a leste e com a Arábia Saudita a sudoeste. O país está no centro das principais rotas comerciais desde a antiguidade. A sua economia está em constante crescimento.