BAD já emprestou mais de 3 mil milhões de Euros

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou recentemente que já desembolsou mais de 3 mil milhões de Euros desde o início da pandemia, para ajudar os países africanos a suportarem os efeitos da crise.

Luanda /
28 Abr 2021 / 10:31 H.

“Até 1 de Abril, o banco tinha aprovado um total de empréstimos no valor de 4,1 mil milhões USD para todas as operações ao abrigo do Instrumento de Resposta à COVID-19, tendo já desembolsado 3,7 mil milhões USD, 90% do total”, lê-se numa nota citada pela Lusa.

Na contabilização da ajuda financeira, acrescenta-se que “o financiamento foi também direccionado para a Organização Mundial de Saúde (OMS), que recebeu 2 milhões USD em assistência de emergência para reforçar a capacidade de ajudar os países africanos a conter a pandemia e a mitigar os impactos”.

O Banco, a maior entidade financeira multilateral de desenvolvimento em África, aponta ainda que “um pacote financeiro especial de 20 milhões USD foi para os cinco países do Sahel - Burkina Faso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger - para fortalecer as suas capacidades nacionais contra a COVID-19, ajudando-os também a limitar o impacto económico numa região onde a pandemia está a causar uma emergência sem precedentes.