Angola participa da reunião de peritos da África Austral

A delegação angolana, chefiada pelo director-geral da Unidade de Informação Financeira (UIF), integra, igualmente, representantes ministeriais e de várias instituições nacionais.

Luanda /
30 Ago 2022 / 09:40 H.

Uma delegação angolana, chefiada pelo director-geral da Unidade de Informação Financeira (UIF), Gilberto Capeça, participa, desde domingo último, do 44º encontro de peritos seniores e do 5º diálogo público/privado, em Livingstone, na República da Zâmbia.

O encontro, que está a ser promovido pelo Grupo de Combate ao Branqueamento de Capitais para África Austral (ESAAMLG), do qual Angola é membro efectivo, tem, entre vários objectivos, preparar Angola para discussão do seu relatório, a ter lugar em Março do próximo ano.

Na 22ª reunião do Conselho de Ministros do referido grupo, participam representantes dos 19 Estados-membros, nomeadamente Angola, África do Sul, Botswana, Eritreia, Etiópia, Quénia, Lesoto, Ilhas Maurícias, Ilhas Seicheles, Malawi, Moçambique, Madagáscar, Namíbia, Reino de Eswatini, Ruanda, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.

O grupo de peritos seniores do ESAAMLG vai discutir os Drafts de Relatórios da Namíbia, Quénia e Tanzânia, resultantes das avaliações do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI).

Os trabalhos serão precedidos de reuniões dos grupos de revisão e monitorização dos padrões do GAFI nos países-membros do ESAAMLG, encontros do Comité de Direcção, do Grupo de Avaliações e Conformidade (ECG), do Grupo de Risco, Tendências e Métodos (RTMG), entre outros.

Na reunião do grupo de peritos serão, ainda, discutidos e adoptados os Relatórios de Avaliação Mútua ABC/CFT (MERs) do Quénia e da Namíbia, o relatório de progresso da missão de alto nível do Lesoto, bem como a discussão e aprovação do relatório de acompanhamento (Follow-up) com reclassificações do Botswana, Ilhas Maurícias, Tanzânia e Uganda.