Angola Cables e TM Global assinam acordo para ligar a América do Sul à Ásia e África

Multinacional angolana testa nova rota expresso de internet para ligar a América do Sul à Ásia com Angola e África no centro da conexão de dois dos maiores mercados do planeta.

19 Set 2019 / 18:40 H.

Trata-se da Angola Cables que assinou na passada segunda-feira,16 de Setembro, no evento Submarine Networks World em Singapura, uma parceria com a TM Global, operadora da Malasia, para a realização de testes de baixa latência que permitem, em breve, oferecer ao mercado uma rota mais curta que ligará a Ásia à América do Sul através do SACS e do cabo SAFE-South Africa Far East cable system, connecting da Telekom Malaysia.

A assinatura do acordo coloca Angola e África no centro das trocas comerciais entre as economias das duas regiões, tendo em conta os mais de mil milhões de utilizadores de internet catalogados nos dois lados.

A parceria é particularmente transformadora por permitir ao mercado asiático uma nova opção “Sul-Sul “para redireccionar o seu tráfego de internet que, actualmente, passa pelo Norte entre a Europa e a América do Norte para chegar aos mercados sul-americanos, afectando consideravelmente a experiência dos consumidores finais nos dois mercados.

Os resultados dos testes preliminares provam que uma ligação de tráfego de internet “Sul- Sul” apresenta uma redução considerável da latência, comparativamente às rotas usadas actualmente pelo norte, uma opção que quando comercialmente disponível, será um importante produto comercial para a Angola Cables possibilitando uma conexão mais robusta e eficiente entre os provedores de internet, provedores de conteúdos e aplicações e provedores de redes de distribuição do ponto de vista do processo de partilha de dados.

Refira-se que, a Angola Cables é uma multinacional angolana focada na venda de soluções para infra-estruturas de Data Center, venda de Conectividade, serviços Cloud para IP Providers e ISp's para o sector corporativo com necessidades de serviços e conexões digitais.

Ao passo que, a TM GLOBAL é o segmento grossista da Telekom Malaysia Berhad (TM), com foco em negócios nacionais e internacionais; oferecendo uma vasta gama de serviços e soluções de comunicação de última geração em termos de conectividade.